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O que é o Business Model Canvas (BMC) – Canvas de Modelo de Negócio?

O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda empreendedores e empresas a visualizarem e organizarem suas principais atividades, recursos e parcerias necessárias para criar valor e gerar receita.

O BMC é uma tela dividida em nove blocos que representam as principais áreas de um negócio:

1. Proposta de valor: o que a empresa oferece aos clientes;

2. Segmento de clientes: quem são os clientes que a empresa deseja atender;

3. Canais: como a empresa alcança e se comunica com os clientes;

4. Relacionamento com clientes: como a empresa interage e mantém o relacionamento com seus clientes;

5. Fontes de receita: como a empresa gera receita a partir de sua proposta de valor;

6. Recursos principais: os recursos necessários para criar e entregar a proposta de valor da empresa;

7. Atividades principais: as atividades-chave necessárias para a empresa criar e entregar sua proposta de valor;

8. Parcerias principais: as parcerias e alianças que a empresa estabelece para criar e entregar sua proposta de valor;

9. Estrutura de custos: os custos necessários para a empresa criar e entregar sua proposta de valor.

O BMC é uma ferramenta útil para ajudar empreendedores a entender melhor seu modelo de negócios e tomar decisões estratégicas informadas. Ele também pode ser usado para comunicar a estratégia da empresa para outras pessoas, como investidores e colaboradores.

O canvas ideal para criar o seu modelo de negócio.

O que é um canvas?

  • É uma ferramenta de Cocriação.
  • É um painel, quadro ou tela criado para auxiliar pessoas a desenvolverem suas ideias.
  • São formados por blocos, cada um com um objetivo.
  • Auxilia manter o foco na essência, no que é principal.

Planos Tradicionais X Planos Canvas

Plano Tradicional

  • Extenso
  • Burocrático
  • Pouco Visual
  • Demanda Tempo
  • Pouca Interação

Plano com Canvas

  • Simplificado
  • Fácil
  • Visual
  • Rápido e com Sequência Lógica
  • Interação entre as Partes Interessadas

Como preencher o Canvas

  • Uma ideia por Post-It.
  • Momento de Ideação (sem medos).
  • Introspecção: Para cada bloco, todos escrevem o maior número de ideias sem colocar no Canvas, ou pelo menos sem debater.
  • Momento em que todos leem os post-its e debatem.
  • Momento em que chegam a um comum acordo sobre o assunto, sobre determinado post-it.
  • Pode-se usar cores diferentes para criar associações ou priorizações.

Como será a dinâmica?

  • Escreva as ideais nos Post-Its. (Sem interação com os colegas.)
  • Inicie o quadro por qualquer área
  • Recomendado:
    • 1º Proposta de Valor
    • 2º Segmento de Clientes
  • Momento de IDEAÇÃO. Não tenha medo de errar!
    • Momento da “pororoca” de ideias
  • Procure completar o lado direito do quadro primeiro
  • Reflita e questione a todo o momento.

Na realidade…
Não existe uma sequência rígida. Apenas uma sugestão de preenchimento.
Durante o “brainstorm”, surgiu a ideia, anota no post-it e cola no quadro.


O quê?

Qual é o Objetivo do Nosso Canvas?

Objetivo :
Criar a plataforma do 123Educa para fornecer professores particulares para reforço escolar.
Detalhes:
Sites e aplicativos do 123Educa para conectar professor, pais e alunos de forma a ajudar as pessoas a passar de ano gerenciando suas dificuldades; entrar na faculdade; ou aprender algo novo, como por exemplo, uma língua estrangeira.

Proposta de Valor

  • Vou fazer o quê?
  • Que valores nós entregamos ao Cliente?
  • Que produtos ou serviços oferecemos a cada segmento de Cliente?
  • Por que os clientes comprarão de você e não dos seus concorrentes?

Proposta de Valor – Exemplo


DICA
1 – Seja Objetivo/Curto
2 – Um Post-It por Ideia
3 – Seja claro


Exemplos de Proposta de Valor para o 123Educa

  • Post-It 1 – Professor Particular sob demanda
  • Post-It 2 – Acessibilidade / Facilidade em encontrar um professor
  • Post-It 3 – Segurança com avaliações sobre os professores
  • Post-It 4 – Seleção de professor que cabe no orçamento
  • Post-It 5 – Diversificação de professores e disciplinas
  • Post-It 6 – Escolha do conteúdo e local
  • Post-It 7 – Agendamento facilitado
  • Post-It 8 – Cancelamento sem custo
  • Post-It 9 – Professor define valor da hora/aula dentro de um limite

Para Quem?

Segmento de Cliente

  • Para quem estamos criando valor?
  • Quem são nossos clientes mais importantes?
  • Os clientes têm um perfil específico?
  • Há uma necessidade em comum?
Exemplos de Seguimento de Clientes para o 123Educa

  • Post-It 1 – Os pais que querem o melhor para os seus filhos
  • Post-It 2 – Profissionais que precisam aprender língua estrangeira
  • Post-It 3 – Alunos do ensino médio/fundamental que precisam de ajuda com as disciplinas
  • Post-It 4 – Alunos de faculdade que precisam de uma renda extra
  • Post-It 5 – Professores que estão fora do mercado de trabalho

Canais

  • Como o cliente encontrará nossos produtos ou serviços?
  • Quanto + curto o caminho que o cliente fizer, melhor!
  • Qual o custo-benefício de manter um canal?
Exemplos de Canais para o 123Educa

  • Post-It 1 – Aplicativo
  • Post-It 2 – Facebook
  • Post-It 3 – Divulgação em Faculdades
  • Post-It 4 – Panfletagem em escola
  • Post-It 5 – Eventos de Educação e de Empreendedorismo
  • Post-It 6 – Instagram
  • Post-It 7 – Site do “123Educa”
  • Post-It 8 – Estrutura Física (montar uma escola)
  • Post-It 9 – Publicidade nos sites das Escolas

Relacionamento com o Cliente

  • Que tipo de relacionamento temos?
  • Como conquistar e manter uma boa relação para ampliar as vendas?
Exemplos de Relacionamento com o Cliente para o 123Educa

  • Post-It 1 – Reforço escolar nas escolas
  • Post-It 2 – Auxiliar os pais a estudarem com os filhos
  • Post-It 3 – Aplicativo para a interação entre professor-pai-aluno
  • Post-It 4 – Local e horário de ensino flexíveis
  • Post-It 5 – Professores com custos diferentes
  • Post-It 6 – Catálogo variado de disciplinas
  • Post-It 7 – Filho com boas notas na escola
  • Post-It 8 – Entender a disciplina
  • Post-It 9 – Ajudar o filho a estudar
  • Post-It 10 – Passar em uma boa faculdade
  • Post-It 11 – Passar de ano
  • Post-It 12 – Melhorar o currículo
  • Post-It 13 – Universitários ter um dinheiro extra

Como?

Atividades Chave

    • Quais ações são necessárias para realizar a proposta de valor
    • Produção (brinquedos, comidas)
    • Resolução de problemas (consertos)
    • Software (aplicativos, serviços pela internet)
Exemplos de Atividades Chave para o 123Educa

  • Post-It 1 – Criação do Site
  • Post-It 2 – Desenvolvimento da Plataforma
  • Post-It 3 – Criação do Material Publicitário (Pais e Alunos / Professores)
  • Post-It 4 – Elaboração dos modelos de contrato 123Educa-Professor-Aluno
  • Post-It 5 – Desenvolvimento dos APPs Android e IOS

Recursos Chave

  • Todos os recursos necessários para realizar a proposta de valor.
    • Físicos (imóveis, equipamentos)
    • Intelectuais (advogado, conteudista)
    • Humanos (programador, secretária)
    • Financeiros (capital próprio, investidores)
Exemplos de Recursos Chave para o 123Educa

  • Post-It 1 – Professores
  • Post-It 2 – Colaboradores da empresa
  • Post-It 3 – Programadores
  • Post-It 4 – Computadores para desenvolvimento
  • Post-It 5 – Computadores para a área administrativa
  • Post-It 6 – Capital Inicial dos Sócios
  • Post-It 7 – Investidor Anjo
  • Post-It 8 – Servidores na Nuvem

Parceiros Chave

  • Quais são os fornecedores e parceiros para apoiar a realização da proposta de valor?
  • Motivações:
    • Otimização
    • Economia de escala
    • Redução de riscos e incertezas
    • Terceirização (atividades especializadas)
Exemplos de Parceiros Chave para o 123Educa

  • Post-It 1 – Professores
  • Post-It 2 – Editoras para descontos em livros
  • Post-It 3 – Papelarias
  • Post-It 4 – Parceria com empresas de mobilidade
  • Post-It 5 – Faculdades
  • Post-It 6 – Escolas
  • Post-It 7 – Empresa de Contabilidade e Advocacia

Quanto?

Fontes de receita

 

  • Quanto e como os clientes pagarão pelo nosso produto ou serviço?
  • Como ele gostaria de pagar?
  • Como cada fluxo de receita contribui para a receita global?
  • Tipos: Vendas diretas, assinaturas, pacotes, aluguel, publicidade…
Exemplos de Parceiros Chave para o 123Educa

  • Post-It 1 – Plano “Professor Premium”
  • Post-It 2 – Taxa Administrativa 20% do valor da aula
  • Post-It 3 – Investidor Anjo
  • Post-It 4 – Pré-Pago para Presente
  • Post-It 5 – Cartão de Crédito/Débito
  • Post-It 6 – Boleto
  • Post-It 7 – PayPal
  • Post-It 8 – Publicidade no site

Estrutura de custos

 

  • Levantamento dos gastos para operacionalizar o negócio
  • Quais são os custos mais importantes?
  • Quais são os recursos mais caros?
  • Quais são as atividades mais caras?
  • Exemplos: aluguel, salários, impostos, contas de luz, água, internet, etc.
Exemplos de Parceiros Chave para o 123Educa

  • Post-It 1 – Servidor de Hospedagem
  • Post-It 2 – Salário dos Desenvolvedores
  • Post-It 3 – Salário dos Colaboradores
  • Post-It 4 – Campanhas publicitárias
  • Post-It 5 – Equipamentos
  • Post-It 6 – Empresa de Contabilidade e Advocacia

Canvas de negócio completo (BMC – Business Model Canvas)

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